terça-feira, 25 de agosto de 2015

BookReview - Caim, de José Saramago

Caso queiram Partilhar
Andava há imenso tempo para ler um livro de Saramago, o meu segundo de Saramago. E como tinha começado a ler o "Caim" na biblioteca da escola, decidi ir à biblioteca municipal requisitar o mesmo. Aliás, requisitaram por mim visto que eu moro um bocado longe da biblioteca.


O livro trouxe-me à memória a bela escrita saramaguiana que eu tanto adoro. Aquela ironia e sarcasmo. Aquele estilo perfeito. O livro começa com adão e eva, escrito em minúscula, no éden.(que se fosse na minha cidade era um bar). Fala sobre a criação do homem e da mulher. Da língua e do umbigo. Tudo de uma forma descontraída e irónica. Depois fala sobre a vida deles fora do éden e mais tarde sobre a vida do seu filho caim. Começou a ficar menos interessante aí, mas voltou logo a ficar interessante quando caim se juntou com lilith. O resto não conto se não perde a piada. Mas tenho de contar uma coisa que me fez rir bastante. Não sei se acontece ou não na bíblia, mas duvido, quando a arca de noé estava a "levantar voo" apareceu um unicórnio. Ri-me bastante, ri até demais. O livro não é perfeito para todos lerem. Para o lerem têm de deixar crenças de parte e divertirem-se com a leitura. Pois o livro fala dos "podres" ou não do antigo testamento. Tal como o incesto, violações, homossexualidade (que para a igreja católica é um podre) e sobretudo sobre o deus mau, o deus que segue apenas os seus interesses e que só ele importa. E o maior "podre" que se fala é esse: o deus que supostamente existe. 


1 comentário:

  1. Li o Memorial do Convento e quase me vomitei toda. Foi basicamente horrível. Não acho a escrita de Saramago nada de mais, mesmo. Mas ainda assim, livros "venenosos", que expõem os podres que a Igreja tenta tapar com a peneira... isso faz-me arrebitar as orelhas. Eu conheço o Velho Testamento, que é na verdade uma cópia da Tora, a lei judaica, e não me lembro de ver lá nenhum unicórnio... mas eu também não estava lá quando a Arca de Noé "levantou voou". Essa ideia do deus castigador e que olha muito para o seu umbigo é típico do deus dos judeus. Sempre que os moços faziam alguma coisa de mal que aborrecia o seu deus, mesmo que eles não tivessem consciência disso, levavam castigo pelo lombo abaixo. Pode ser que faças um milagre e me ponhas a ler esse livro... se assim for, pode ser que envie um e-mail para o Vaticano. A vida de santo deve ser melhor do que a que tens, certamente =P

    R: Acho que devias pensar em ir para uma casa partilhada, assim as despesas ficavam mais baixas. No entanto, as residências podem ser uma boa opção, mas variam de universidade para universidade, como já te tinha dito noutro comentário.
    Tens que te aventurar no cosplay também!! Depois, não vais querer outra coisa ^^
    ****

    ResponderEliminar