quarta-feira, 6 de maio de 2015

"Eu sou capaz." uma frase que muitos dizem.

Caso queiram Partilhar
Aquele rapazinho com doze, treze, catorze, quinze anos que não faz nada da vida, tem por mania dizer: "Eu sou capaz". Quando no fim não é capaz de fazer a maioria das coisas porque ainda é muito novo, porque ainda é rapaz. Tenho a consciência disso ao fim de três anos passados. Sei que antes de entrar nos últimos três anos da escola eu não estudava. Ninguém estudava. Decorava-se coisas, percebia-se algumas, outras sem querer estudava-se. Algumas coisas ficavam na memória, outras eram esquecidas.

Hoje, com mais três anos do que há três anos atrás, sinto que mudei - de muitas formas. Mas principalmente hoje, ao fim de três anos, sei que estudo. Estudo porque preciso, porque necessito, apesar de antes.

Hoje, perdi a vontade de estudar porque estava só a errar exercícios. Se me perguntarem se vou estudar mais tarde, eu respondo: Sim, talvez amanhã. Depois penso: Mas preciso de estudar hoje, porque amanhã tenho de estudar mais...a isso sim, posso dizer: "Eu sou capaz". Sou capaz de estudar para tentar garantir o meu futuro - apesar de que não é apenas isso que me o vai garantir.

Se eu fosse esse rapazinho outra vez, eu diria: "Eu irei ser capaz, apesar de ainda não o ser.". Aliás, hoje digo-o com todas as palavras: "Eu irei ser capaz, apesar de ainda não o ser.".

Sem comentários:

Enviar um comentário