terça-feira, 12 de maio de 2015

Bibliotecárias carrancudas

Caso queiram Partilhar
Hoje, como sempre, não tive aulas de tarde, portanto decidi ir à Biblioteca Municipal da cidade procurar pelo livro da Jéssica Athayde que preciso para o trabalho AKA quase tese de psicologia. Entrei na biblioteca e disse "Boa Tarde", as duas recepcionistas nem olharam nem falaram, só o guarda da biblioteca é que teve a decência de abanar a cabeça. Subi as benditas escadas, que são pelo menos uns cinco laços de escadas para chegar realmente à biblioteca, e fui para a biblioteca. Entrei na zona dos livros para requisitar e a não bendita bibliotecária estava, nada mais nada menos, do que ao telemóvel a falar sobre sabe-se lá o quê, mas não devia ser nada importante porque estava a rir-se. Cheguei-me ao pé dela para lhe perguntar se havia o livro que procurava e a mulher ficou a olhara para mim com a cara de "O que é que queres miúdo?" e continuou a falar ao telemóvel como se nada fosse. Então, eu com o meu bom feitio, ou não, disse "Boa Tarde!, necessito de um livro que não sei o título." e a mulher perguntou-me o nome do título! Vejam bem o que ela presta atenção aos clientes(?)!  Depois de lhe dar o nome da autora, ela disse-me que não havia o livro que eu queria e disse imediatamente "Adeus!" sem nem ao menos usar regras de boa conduta e dizer, "Desculpe, mas não há o livro". E continuou a falar ao telemóvel como se nada fosse.

Estou revoltado! No verão havia uma bibliotecária mais simpática, que demonstrava gosto por ali estar, por estar numa biblioteca, uma bibliotecária que lia livros, não a bibliotecária que estava ali por estar, e que estava a falar ao telemóvel!

Por acaso, hoje passei a tarde em bibliotecas, porque dali fui para a biblioteca da escola e meti-me a ler Caim de José Saramago, já que me tinha esquecido de levar qualquer livro dos que estou a ler. Gostei dos dois primeiros capítulos do livro. Agora sempre que lá foi vou lendo capítulo a capítulo, pode ser que no fim do ano já tenha acabado de o ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário