terça-feira, 24 de novembro de 2015

Caminhos - Episódios de um Caloiro #3

Caso queiram Partilhar
Todos os caminhos vão dar a Roma...nem todos. Sabem as ilhas? Os caminhos, estradas, de lá não vão dar a Roma, não. É teoricamente, fisicamente e geograficamente impossível esse provérbio ser verdadeiro. Mas não quero falar sobre o provérbio neste, possivelmente pré capítulo final do Episódios de um Caloiro.



Cada pessoa, neste mundo, tem sonhos, vontades, desejos, gostos, peculiaridades. Cada pessoa é única. Disso não há dúvida. Logo, raciocinando minimamente, deduzimos que cada pessoa tem um caminha na vida diferente de todos os outros. Isso porque somos diferentes, tanto no ser como na vida que levamos. Cada caminho apresenta vários desafios que muitos de nós não somos capazes de resolver ou então simplesmente atravessamos à roda desses. A vida, só por si, é um labirinto. Muitos caminhos, muitas hipóteses, para um único fim: a morte.

Eu escolho, escolhi, vou escolher, determinados caminhos, totalmente diferentes das escolhas do meu vizinho de cima. Poderia falar do livre-arbítrio mas teria de apresentar logo factos contra essa teoria, porque eu quando descubro algo contra teorias que são aceites por alguns tento logo dissuadir. Mas pronto... O que quero dizer é: Não se deve julgar as pessoas pelos caminhos que levam. Pelo menos os caminhos humildes, não aqueles caminhos que aterrorizam o mundo. Sim, estou a falar dos terroristas e dos extremistas. Confesso que esses se devem julgar. Quer dizer, agora que penso melhor...e passo a contradizer-me. Deve-se julgar as pessoas, mas apenas quando o que as pessoas fazem seja moralmente e eticamente errado, e não pelas escolhas de vida honestas que fazem.

Sinto, neste momento, que todos, ou quase todos, me estão a julgar pela escolha de um determinado caminho que fiz. Enfim, deixai o ignorante ser feliz com a sua própria ignorância. E como alguém disse, não sei quem: "A vida é um labirinto, que quanto mais se caminha, mas perdido se fica.".

Como podem ter reparado, eu sou uma pessoa confusa que se contradiz a todo o momento. =P 

7 comentários:

  1. Decerto que já ouviste dizer que são as nossas escolhas que nos definem. Só por isso é logo compreensível que outros possam não entender as nossas escolhas. Para além de que há sempre factores diferentes para cada pessoa que levaram então a uma ou outra opção. Live and let live! Obviamente que há sempre quem não se consegue "calar" e necessita de expressar e impingir a sua opinião sobre tais opiniões ou decisões. Não ligues. E principalmente, não deixes de comer bolinhos. :)

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que somos todos muito novos para decidir assim o nosso futuro. Por isso é perfeitamente normal que façamos erros. A vida é curta demais para nos preocuparmos com isso. Vive e deixai viver! <3

    ResponderEliminar
  3. porque é que te haveriam de criticar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque nunca estiveram numa situação igual à minha e pensam que é tudo como eles querem que seja. =P Enfim...

      Eliminar
  4. Oh filho, és mais velho que eu mas não interessa, vive lá a tua vidinha e deixa a opinião dos outros de parte, tens realmente o poder de escolher o que queres fazer, mas tens que te preparar também para levares com as consequências dessas escolhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se realmente tivesse esse poder usaria-o de boa vontade. Mas não é bem assim =P Morri de rir quando disseste que era mais velho que tu, pensava que era mais velha que eu =P

      Eliminar
  5. Sabes que esta história de que somos todos iguais e que cada um é livre de viver a sua vida, é uma valente treta, certo?! Isso funciona que formos da mesma opinião que os outros ou façamos as mesmas coisas que eles. Quando alguém escolhe seguir outro caminho que não o convencional, as pessoas não gostam e fazem questão de criticar. Umbigos. Faz as tuas escolhas e segue os teus caminhos. Ninguém tem nada a ver com isso. Faz de conta que não ouves =P
    ***

    ResponderEliminar