quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Pintassilgo - Donna Tartt [Book Review]

Caso queiram Partilhar
Ora bem...Começo por dizer que estive indeciso entre quatro ou cinco estrelas, mas como amei o livro em si, dei cinco estrelas!

A partir daqui pode conter algum SPOIL, portanto prossigam com precaução =P


SINOPSETheo Decker, um adolescente de 13 anos, vive em Nova Iorque com a mãe com quem partilha uma relação muito próxima e que é a figura parental única, após a separação dos pais pouco antes do trágico acontecimento que dá início a este romance. Theo sobrevive inexplicavelmente ao acidente em que a mãe morre, no dia em que visitavam o Metropolitan Museum. Abandonado pelo pai, Theo é levado para casa da família de um amigo rico. Mas Theo tem dificuldade em se adaptar à sua nova vida em Park Avenue, e sente a falta da mãe como uma dor intolerável. É neste contexto que uma pequena e misteriosa pintura que ela lhe tinha revelado no dia em que morreu se vai impondo a Theo como uma obsessão. E será essa pintura que finalmente, já adulto, o conduzirá a entrar no submundo do crime. O Pintassilgo é um livro poderoso sobre amor e perda, sobrevivência e capacidade de nos reinventarmos, uma brilhante odisseia através da América dos nossos dias, onde o suspense e a arte são dois elementos decisivos para agarrar o leitor.
 
Este livro, passou de um grande calhamaço para o meu calhamaço favorito. Adorei. É uma narrativa na primeira pessoa, que apesar de eu odiar narrativas na primeira pessoa, esta é aceitável porque Donna Tartt escreve com um subtileza e perfeição inigualável. A sua escrita faz-nos apaixonar pelos personagens e às vezes conseguir odiá-las, porém não é totalmente possível odiá-las. Mas pronto, o que eu quero dizer é que os personagens estão muito bem caracterizadas e humanizadas, principalmente o Theo, o personagem principal, que é o meu personagem favorito da história...o que é estranho porque normalmente nunca gosto dos protagonistas. A história, a certo ponto, tornou-se, a meu ver, despachada. Quando o Boris aparece ao fim de muitos anos parece que foi apenas colocado para despachar a história porque já estava muito grande. É apenas essa falha que tenho a apontar, ponto. De resto é super bom!

4 comentários:

  1. Por acaso, quando o livro saiu, vi que lhe foi feita muita publicidade, mas não fiquei com vontade de o ler. Também, não podemos ter boa impressão de todos os livros, caso contrário, seria terrível!! Mas ainda bem que gostaste dele =)
    ****

    ResponderEliminar
  2. nao li a tua review porque odeio spoilers... mas 5 estrelas, ui :o

    ResponderEliminar
  3. Nunca li este livro, mas já ouvi falar muitas maravilhas dele, sinceramente é uma leitura que um dia eu gostava muito de fazer, até porque costumo gostar deste tipo de livros.

    ResponderEliminar
  4. Tenho o livro na estante desde fevereiro e ainda não o li! Porquê? Talvez preguiça ... Mas quem sabe o leia lá para o final do dezembro. =D

    ResponderEliminar